quarta-feira, 19 de março de 2014

Grand Siena, a 13ª vez na oficina - Parte 1

Vou dividir esse post em algumas partes para não ficar enorme e cansativo.

19/03/2014, com o intuito de pegar o Grand Siena chego na Lance Fiat em Ribeirão Preto por volta das 09:30h da manhã, sou informado pelo atendente que o supervisor da oficina [que foi designado para acompanhar meu caso] quer falar comigo.

O supervisor chega e vem me informa que o carro está na oficina em conserto e que lá terá de ficar. Calmo explico que na sexta-feira passada quando deixei o carro lá eu expliquei que precisava do mesmo na quarta-feira [hoje] para trabalhar. Ele diz que o engenheiro da Fiat está na concessionária e me chama até a sua sala para uma conversa.

Na sala do supervisor conheço o engenheiro que veio da regional Campinas para analisar os problemas do meu Grand Siena.

Conversamos, e ele começa a explica uma a uma a reclamações que fiz e repassa a posição da Fiat sobre caso:

Barulho na suspensão dianteira e traseira.

O engenheiro diz que detectou os defeitos e que será necessário a troca de peças na suspensão [tanto dianteira como traseira], não nomeou essas peças mas acredito que sejam as mesmas trocadas da última vez [coxim, amortecedores, etc]. Segundo ele e o supervisor o carro está na oficina nesse momento desmontado para trocar essas peças.

Volante Torto

Ele explica que para o problema de volante torto eles terão e alinhar o carro, mas que as rodas do Grand Siena estão tortas, além disso há dois pneus desgastados que contribuem para o desalinhamento do carro. Continua dizendo que para que o carro tenha um alinhamento perfeito preciso desempenar as rodas e comprar dois pneus novos.

Argumento, que o carro saiu com o volante torto da concessionária desde o primeiro dia de uso, que de lá para cá o carro foi diversas vezes com essa reclamação e nada foi resolvido. Além disso os dois pneus que estão desgastados estavam anteriormente na parte da frente, eu os trouxe para trás depois que tentei alinhar o carro em um auto-center, sem sucesso. Continuo explicando que, no meu entender, os pneus desgastaram apenas por causa do desalinhamento que o carro sempre teve, por causa dos diversos problemas acarretados da suspensão. Ele diz que não, o desgaste dos pneu é natural da quilometragem atual do carro.

Resumindo muito, definimos que a Lance Fiat irá enviar as rodas para desempenar em um lugar especializado e irá fazer o alinhamento e deixar o volante reto. Sobre os pneus fico de pensar no que fazer.

Barulho no diferencial do câmbio

Esse barulho é uma característica de alguns modelos de carro da Fiat. Uns fazem um barulho maior, outros menor, mas fazem. Há um estudo na montadora, segundo ele, por parte da engenharia buscando solucionar essa "característica", porém até o momento sem sucesso. Ele diz que o que pode fazer é pedir um conjunto de coroa/pinhão para a fábrica, porém há três riscos em fazer essa manutenção: o barulho diminuir, o barulho sumir ou o barulho aumentar. Além disso essa peça deve vir da fábrica e de lá para cá vai demorar uns cinco dias, pelo menos mais um dia para trocá-la. Segundo ele a decisão é minha de trocar ou não. Decido pela troca!

Barulho estranho no motor

Segundo ele é um barulho normal do alternador, fez toda uma explicação técnica que não cabe descrever aqui, não há como resolver é mais uma característica e com o passar do tempo e o aumento da quilometragem ele pode se tornar mais intenso.

Friso do porta malas descolado

Será trocado.

******

Como o carro terá de ficar pelo menos uma semana na concessionária digo que preciso de um carro emprestado, sem pestanejar o engenheiro diz que irá solicitá-lo e pede para que eu aguarde.

É aqui que atendimento da Fiat começa a ficar "complicado" [para usar uma palavra amena]

Continua ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário