sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Um outro recall da Fiat.

No dia 29 de julho publiquei o post " O recall da Fiat" onde a montadora divulgava um recall para os modelos Palio Fire Economy 2 e 4 portas,  Strada Fire 1.4 flex e  Strada Fire cabine estendida 1.4 flex anos 2012 e 2013, equipadas com air bag duplo. À época o chamado devia-se a problemas no fechos de fixação dos cintos de segunraça dianteiros dos assentos do motorista e do passageiro desses modelos.

Hoje ao ligar a tv assisti, não muito surpreso, a montadora divulgar mais um recall para os modelos Strada Working CD 1.4 Flex, Strada Trekking CD 1.6 Flex e Adventure CD 1.6 16v Flex, esses veículos deve passar por manutenção para trocar dos parafusos de fixação da haste de ancoragem do cinto de segurança do passageiro do banco dianteiro.

Além de ser mais um recall em 2013 o que me chamou muito a atenção nesse último anúncio foi a data em que o recall irá começar, dia 23/12! 

Isso mesmo pessoal, dia 23! Ou seja, dois dias antes do Natal, quando a grande maioria dos proprietários deverá estar viajando com seus carros para as festas de final de ano.

Abaixo segue o Comunicado de Recall extraído do site da montadora.


COMUNICADO DE RECALL AOS PROPRIETÁRIOS DOS VEÍCULOS

DA MARCA FIAT



FIAT AUTOMÓVEIS convoca os proprietários dos veículos acima identificados,  fabricados no Brasil,
 para que se dirijam à REDE DE CONCESSIONÁRIAS FIAT a partir 23 de dezembro de 2013 visando à
substituição dos parafusos de fixação da haste de ancoragem do cinto de segurança do passageiro do
banco dianteiro.
O eventual risco de segurança ao consumidor se dá em face à utilização de um parafuso de menor
comprimento (33 mm) em relação ao que foi concebido no projeto (38 mm), trazendo como consequência
uma redução no comprimento útil de resistência, entre a porca e o parafuso, predispondo em caso de colisão
a perda de ancoragem inferior do cinto, podendo afetar a segurança do usuário.
Este serviço é gratuito e deve ser agendado na concessionária e/ou oficina assistencial Fiat de sua preferência.
Em caso de dúvida, solicitamos-lhe contactar nossa CENTRAL DE RELACIONAMENTO: 0800 707 1000 ou ainda
pelo website www.fiat.com.br.
Com essa atitude, a FIAT AUTOMÓVEIS S.A. demonstra o profundo respeito aos seus consumidores e o seu
 reiterado compromisso de comercializar e garantir produtos da mais elevada qualidade e confiabilidade.

Para informações adicionais, consulte:
CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT
Telefone: 0800 707 1000

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

As dificuldades em ser atendido na Lance Fiat.

Na minha última visita à concessionária Lance Fiat a mesma se recusou a colocar na ordem de serviço que o volante estava torto, conforme conto no post "A revisão dos 30.000 km [continuação]".

Lance Fiat, em Ribeirão Preto - SP

Depois de indas e vindas e muita discussão o supervisor da assistência [que foi designado como responsável em me atender por todas as vezes que eu comparecer à concessionária] me disse que o volante não estava torto, mas que o carro estava desalinhado. Eu expliquei a ele que isso estava ocorrendo desde quando tirei o carro da concessionária e que por algum tempo eles consertaram, mas que depois que trocaram os coxins, os amortecedores e outras peças da suspensão [clique aqui para ler] o carro voltou a apresentar o problema.


O supervisor disse que para esse defeito eu deveria levar o carro outro dia e deixá-lo na oficina por mais um dia. [Como se todas as outras 12 vezes que levei o carro para a oficina, não tivessem sido suficientes para consertá-lo definitivamente].

Concordei e disse que voltaria em breve.

Pois bem, estou fora de Ribeirão Preto desde segunda-feira voltando apenas amanhã, pedi então para minha esposa ligar na Lance Fiat e agendar a 13ª "visita" do Grand Siena à concessionária para ver o tal do alinhamento, pedi que esse agendamento fosse marcado para a próxima quinta ou sexta-feira.

Minha esposa me liga dizendo que falou direto com o supervisor que está acompanhando o meu caso e que ele disse que não tem horário para agendar a minha visita à Lance Fiat. Horários disponíveis agora apenas após o dia 26/12, contudo nessa data eu estarei viajando.

É justamente por causa da viajem que quero acertar essa situação, eu estou andando com o volante do carro torto desde quando eu comprei o Grand Siena [10/05/2013] e ninguém resolve essa situação.

Agora vou viajar, ficar quase 30 dias fora de Ribeirão Preto, com a minha esposa e com o meu filho recém-nascido andando com um carro que está, segundo o próprio supervisor da Lance Fiat, desalinhado!

É bom que a Lance Fiat e a montadora Fiat fiquem sabendo que caso algo aconteça a minha família ou a mim por causa da omissão deles, ambas as empresas serão responsabilizadas.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O consumidor brasileiro e as montadoras multinacionais.

Além do blog que você lê agora, "Os defeitos do meu carro" também tem uma página no Facebook.

Aqui o endereço:

https://www.facebook.com/defeitosdomeucarro

Foi por meio dessa página que o Weverton, proprietário de um Fiat Palio Attractive 2012, entrou em contato reclamando dos problemas do seu Palio. Abaixo o blog do Palio problemático:

http://www.odeiomeufiat.com.br

Também estou deixando esse endereço indicado ao lado no campo "Minha Lista de Blogs" para quem quiser acessar o blog a partir daqui a qualquer momento.

Além do blog Weverton, no mesmo campo você irá encontrar a indicação de outros dois blogs onde os proprietários reclamam de diversos problemas de seus carros. São eles:

Meu Focus Quebra
http://www.meufocusquebra.com
Por André Luís Correa


Meu Onix Quebrou
http://www.meuonixquebrou.com.br
Por Eduardo Henrique Teixeira

Apesar desses dois blogs serem referentes a carros de outras montadoras eu os indico aqui por uma simples razão. O André, o Eduardo, o Weverton e eu estamos passando pelos mesmos transtornos.

Todos nós guardamos dinheiro para comprar um carro novo por um motivo em comum: para evitarmos carros defeituosos, para evitarmos carros parados na oficina. Contudo o que recebemos foi justamente o que contrário.

Para mim é inaceitável ver grandes montadora multinacionais, atuarem no quarto maior mercado de automóveis do mundo, praticando preços altíssimos e mantendo um pós-venda sofrível, sem nenhuma atenção ao consumidor que comprou um produto de sua marca.

Muitos dos problemas reclamados por diversos proprietários de diferentes marcas e modelos causam risco de morte inclusive, porém são sumariamente ignorados pelas montadoras.

É por essas razões e por muitas outras que, na minha opinião, essa  "briga" não é minha e do Weverton contra a Fiat, do André contra a Ford ou do Eduardo contra a Chevrolet. Na minha opinião essa briga é minha, é deles e é sua, consumidor brasileiro, contra o descaso das grandes montadoras que deviam nos tratar com o mínimo de respeito e dignidade não só na hora da compra.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Grand Siena [continuo] aguardando retorno da Lance Fiat.

Como narrado no post do dia 02/10/2013, [aqui] depois de faltar a conciliação no Procon, uma pessoa responsável pelo jurídico da concessionária Lance Fiat de Ribeirão Preto me ligou, perguntando o que poderia fazer para ajudar na minha situação e se dispôs a entrar em contato com os responsáveis na Fiat Brasil buscando solucionar os problemas do meu carro e uma resposta para as minhas reivindicações. Nas palavras dele o retorno viria até, no máximo, no dia seguinte.

Hoje faz 56 dias desse contato e eu continuo aguardando...