quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Grand Siena, acertando a cronologia dos fatos.

Explico: nos posts anteriores aos dos dias 21, 22 e 23 de setembro o Grand Siena tinha ido 9 vezes à concessionária. Depois ele foi outras 2 vezes que acabei não publicando e ai aconteceu o que posso chamar de " final de semana do pesadelo" onde tive de levar o carro pela 12ª vez para oficina. Acabei publicando essa última e deixando para trás as outra duas visitas à oficina.

Vamos acertar isso agora.

10ª vez na concessionária

Dia 07/08/2013, o Grand Siena está com os problemas: piloto automático, as vezes, não ativa, piloto automático desativa sozinho, volante torto e barulho na suspensão dianteira. Contudo, levo o carro na concessionária não por causa desses problemas, mas porque o Grand Siena já está com 14 mil km rodados e eu preciso fazer a revisão dos 15 mil e aquele é o dia para fazer isso, depois estou viajando o resto do mês.

Deixo então o carro por volta das 08:00h na concessionária, peço a revisão, quando sou questionado se quero fazer alinhamento, comento que o carro continua com volante torto, então o atendente coloca na ordem de serviço.

Combinamos que o carro estará pronto logo após o almoço. Antes do horário combinado a concessionária me liga, já está tudo certo com o carro. Vou buscá-lo, pago a revisão no valor de R$ 248,00 e tenho uma grata surpresa ao dirigir o Grand Siena, depois de 3 meses de uso, enfim o volante está reto!

11ª vez na concessionária

Dia 06/09/2013, dia de reunião mensal na empresa onde trabalho, planejo então de levar o Grand Siena à concessionária para tentar resolver os problemas que persistem desde a compra: piloto automático desativa sozinho, às vezes o piloto automático não ativa, suspensão dianteira com barulho ao passar em obstáculos [esse problema surgiu algum tempo depois da compra]. Ah! Surgiram também duas manchas na lataria do carro uma do lado esquerdo [próximo ao para-choque traseiro] outra do lado direito [abaixo da entrada do tanque de combustível]. Como fiz proteção de pintura ao comprar o carro me prometeram que removeriam tais manchas.

Deixo o carro novamente por volta de 07:50h da manhã, programado para buscá-lo no final da tarde. Chego na concessionária por volta de 17:00h, sou informado que estão terminando o polimento. 17:40h aproximadamente recebo o Grand Siena, o laudo mecânico indica: reprogramação do body computer, troca dos amortecedores, coxins, coifas e batentes.

Verifico a lataria, as manchas foram removidas, saio com o Grand Siena, aparentemente o barulho da suspensão sumiu, o piloto automático tenho que testar na pista, mas o volante [que acertaram na visita anterior] agora está torto para à direita.

Mal sabia eu que teria de voltar dali a dezessete dias, não só pelo volante torto, mas porque o Grand Siena apresentaria um novo defeito, conforme relatado nos posts abaixo.

#FiatNuncaMais

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Grand Siena, 4 meses de compra e 12 vezes na oficina

Post atualizado dia 23/09 às 20:43h

23/09/2013, por volta de 08:00h. Hoje faz 4 meses e 13 dias que comprei o Grand Siena e ele entra pela 12ª vez na oficina da concessionária Lance Fiat em Ribeirão Preto.

Pela 12ª vez em 4 meses, o Gran Siena volta para oficina
Atualização

Antes de levar o carro à concessionária chamo um taxi para levar minha esposa, grávida de 7 meses, para o trabalho. Chego à concessionária por volta de 08:00h da manhã, como relatado acima.

O carro entrou com as reclamações: luz de injeção acendendo no painel e volante torto para a direita. Recebi um laudo de: sensor de fase com oscilação na resistência, substituiu sensor e me falaram que haviam acertado o volante. Saio da concessionária por volta de 10:30h,

Trinta minutos depois de sair da concessionária toca o celular, do outro lado uma atendente do SAC da Fiat perguntando o que estava havendo [eles viram alguns comentários meus no Facebook da empresa], respondo que está tudo no blog, que indico nas reclamações que fiz, falo que é a 12ª "visita" do carro à concessionária, já aviso que eles tem todo o histórico lá basta analisar, a atendente diz que vai fazer um relatório para o setor responsável [acho que é a 3ª vez que fazem esse tal relatório], aviso que de nada adianta relatório se ninguém, repito, ninguém da montadora se interessou pelo meu caso. Argumentamos de ambos os lados, preciso trabalhar, desligo.

Saio para a rodovia, volante continua torto para direita.

Não me iludo, realmente não espero muito por parte da Fiat Brasil.

#FiatNuncaMais.

domingo, 22 de setembro de 2013

Grand Siena, o pesadelo não acabou.

Se você leu o post anterior, viu que o carro apresentou uma falha [luz amarela acende no painel e a mensagem "Verificar o Motor" começou a piscar], depois de algum tempo e um estresse alto o carro pareceu voltar ao normal, tudo ilusão.

Depois de tudo que relatei no post de ontem, hoje, por volta de 16:00h, estou dirigindo o Grand Siena, voltando do shopping para a minha casa com a minha esposa, grávida de 7 meses, e a luz amarela volta a acender e a mensagem "Verificar Motor" começa a piscar novamente no painel. O carro estava andando, não estava inclinado, estava normal.

Parei em um posto de gasolina, pedi ao frentista que desse uma checada no óleo, na água, nos fluídos diversos, tudo checado, tudo ok!

Amanhã paro o carro pela 12ª vez para levá-lo a oficina da concessionária Lance Fiat de Ribeirão Preto!

#FiatNuncaMais

sábado, 21 de setembro de 2013

Grand Siena, um pesadelo que vira realidade.

ATENÇÃO POST, ATUALIZADO DIA 22/09/2013, ÀS 16:37h.

A luz amarela acendeu hoje novamente, a mensagem "Verificar o motor" voltou.
Vou ter de levar o carro para a concessionária pela 12ª vez!
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Ao ler esse post, você pode até não acreditar, mas é a mais pura verdade!

Sábado, 21/9/2013, acordo logo cedo e comento com minha esposa, grávida atualmente de 7 meses, que a noite foi estranha e explico: sonhei a noite inteira com o carro [Grand Siena], sonhei que ele havia dado defeito de novo e que eu estava na concessionária reclamando e sendo sumariamente ignorado.

Cá entre nós, foi um sonho pesado, o meu estresse estava alto, me lembro de implorar a quem me atendia que minhas reclamações fossem escutadas, que a Fiat trocasse o carro que entendessem tudo pelo qual eu estava passando, em vão.

Depois dessa rápida conversa com minha esposa, tomo banho e saímos com o Grand Siena para ela fazer um exame periódico e comprarmos algumas coisas que ainda faltam para o quarto do bebê.

Por volta de 13:40h da tarde, Av Dom Pedro I sentido centro-bairro. Paro o Grand Siena e vou a uma loja onde, há alguns dias atrás, compramos o berço para tirarmos algumas dúvidas sobre a aquisição. 10 minutos se passam, voltamos ao Grand Siena, giro a chave e dou a partida, escuto um apito sonoro, coisa boa não pode ser.

A luz amarela, do lado direito, acendeu depois de ter ligado o Grand Siena
Olho para o painel do carro, uma luz amarela [que você vê na foto ao lado] está acesa e uma mensagem pisca: "Verificar o motor". Incrédulo, decepcionado, humilhado, nervoso, estressado me pergunto: Por que? Quando será que isso vai terminar? 4 meses! 4 meses meu Deus! 4 meses de estresse incessante, 4 meses de nervosismo a flor da pele, 4 meses reclamando, 4 meses sendo sumariamente ignorado pela montadora Fiat, 4 meses visitando a concessionária quase que semanalmente, 4 meses meu Deus, fatídicos 4 meses!!!
Saio com o Grand Siena, o mesmo está sem força, vem quase se arrastando, paro a 100 metros para frente, abro o capô [para que? nada entendo de mecânica], mesmo assim dou uma olhada na água, puxo a vareta do óleo, tudo correto [revisão dos 15 mil foi feita no dia 07/8 na concessionária].

Arrasto o carro até minha casa, aproximadamente 1 km da onde tudo começou. 

Inconformado ligo para a concessionária, peço para falar com o diretor da loja que já me conhece [assim como todos os funcionários da oficina e parte do pessoal de vendas], sou informado que ele está viajando, peço para falar com o gerente.

Novamente, incrédulo e nervoso, falo com o gerente, explico tudo, peço que se sensibilize com o meu caso, que não é um simples caso de cliente insatisfeito que é muito mais grave, são 4 meses de uso, são 11 visitas a concessionária, são dias perdidos, são vendas perdidas, é a minha carreira em perigo na empresa onde trabalho, é minha esposa grávida de 7 meses podendo ter uma emergência e eu sem o carro no final de semana, é o meu psicológico já totalmente abalado, é a humilhação de ser ignorado, é tudo isso e mais um monte de sentimentos que eu estou abalado demais para descrever. Entre gritos e total desespero de minha parte a conversa anda.

O gerente então pede para que eu dê uns 30 minutos, espere o motor esfriar e ligue o carro, diz que o seu Línea, quando estacionado inclinado para frente apresenta a mesma mensagem, depois que o motor esfria e o carro fica parado no plano o funcionamento volta ao normal. Esperança! Há uma luz no fim do túnel.

30 minutos se passam, desço as escadas do meu prédio, me dirijo ao Grand Siena, entro, giro a chave, a luz se acende, a mensagem volta e minha esperança se esvai.

Volto ao telefone, ligo para o gerente, com tom de voz vencido, me achando um grande perdedor, me julgando talvez uma das piores pessoas do mundo, o cara mais impotente da história, relato que o Grand Siena continua igual.

Ouço então do gerente a promessa de que segunda-feira a Lance Fiat vai me enviar um guincho para buscar o carro em casa.
Lembro me então das visitas agendadas em São José do Rio Preto nesse dia que terei de desmarcar, lembro das vendas que tenho de fazer na última semana do mês, lembro do rosto do meu gerente incrédulo da última vez que disse que não poderia trabalhar por causa de problemas no carro.

Um filme dos últimos quatro meses se passa na minha cabeça, desligo o telefone, derrotado me jogo no sofá e me lembro do sonho contado para minha esposa no começo do dia. Parece filme de terror, mas pesadelos podem sim virar realidade!

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Alguns minutos se passam, volto ao Grand Siena, ligo o carro, a luz amarela apagou!
Saio para dar uma volta com o carro, ando alguns quarteirões e volto para casa, tudo certo! Carro funcionando!

Ligo de volta para o gerente da concessionária, explico o ocorrido, falo para não enviar o guincho na segunda-feira, pois aparentemente está tudo correto. Ele me passa o número do seu celular e pede para que caso o problema voltei eu ligue para ele. Agradeço e desligo.

Sentado aqui, escrevendo esse post, mais aliviado penso: como pode? Quer dizer, eu estacionei o carro na rua, ele ficou por uns 10 minutos inclinado para a direita e na hora de ligar uma luz amarela e uma mensagem de "Verificar o motor" aparece assim do nada?! Que confiança posso ter no carro, na marca? Quem em sã consciência ficaria calmo e satisfeito passando por tudo o que tenho passado nos últimos 4 meses?

#FiatNuncaMais

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Grand Siena, a volta ao Procon [continuação]

Como dito no post anterior, no último dia 02/09, voltei ao Procon, pois essa era a data limite, dada pelo órgão de proteção ao consumidor, para que a concessionária Lance Fiat e a montadora Fiat respondessem [por escrito] a queixa que fiz um mês antes.

Ao chegar no Procon a atendente me atende e vai verificar as respostas.
Alguns minutos depois ela volta e diz:
_ A Lance respondeu que a responsabilidade não é deles e que não irá trocar o carro.

Eu: _ E a Fiat?

Ela: _ Não respondeu!

Eu: _ .... [silêncio].

Bom, é isso, resumidamente é isso.

A Fiat não só não liga para os seus clientes como também não está nem ai para o consumidor em geral. A Fiat não leva a sério órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Essa é a atenção que um cliente da Fiat merece, depois de ter comprado um carro zero, em 4 meses o ter levado à oficina várias vezes[!!], ter perdido tempo e estar com um carro que só apresenta defeitos.

A Fiat não entrou em contato comigo todo esse tempo, a não ser para dizer que ia passar as reclamações "ao setor responsável" depois nada de resposta. Nenhuma atenção, nada, nadinha!

E por falar em levar na oficina, o Grand Siena e eu já fizemos outras 2 visitas na oficina [que ainda não contei por aqui], com elas já são 11 visitas à concessionária [se eu não perdi as contas] e vou ter que retornar uma 12ª vez, pois o carro ainda apresenta problemas. Mas tudo isso é assunto para outro post.

Você chegou até esse blog pesquisando sobre o Grand Siena? Está pensando em comprar um Fiat?

Leia o  blog antes, tome sua decisão depois!

#FiatNuncaMais

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Grand Siena, a volta ao Procon.

Hoje foi dia de retorno ao Procon para ver a resposta da concessionária Lance e da montadora Fiat para a reclamação que abri contra ambas no começo de agosto.

Quem ai adivinha o que houve?

* Postarei até o final de semana mais esse capítulo da novela Grand Siena.

#FiatNuncaMais

domingo, 1 de setembro de 2013

Grand Siena, dois clientes, uma opinião.

Sexta-feira, 30/08/2013, estacionamento de um grande shopping de Ribeirão Preto, por volta de 11:00h da manhã. Em pé, ao lado do Grand Siena, mexo na minha mochila que está no banco traseiro do carro. De repente escuto a pergunta:
_ Esse carro, é seu?
O Grand Siena em uma de suas "visitas" à concessionária.

Ao me virar vejo um senhor que, acredito eu, deve ter os seus 60 anos de idade, simpático ele continua:
_ Esse carro, é seu? Como ele é? "Bebe" muito?

Ainda sem entender muito, e com minha sinceridade característica, respondo o carro, usando etanol, faz em média 10,5 km/litro na rodovia e na cidade por volta de 8 km/litro e devolvo a pergunta a ele:
_ Por que?

O senhor então começa a reclamar do consumo excessivo do seu Grand Siena 1.6 cinza estacionado há algumas vagas atrás do meu. Ele diz que o seu carro faz 7,5 km/litros na estrada e na cidade chega a fazer 5 km/litros. Um absurdo[!!], diz com entonação de revolta. Continua explicando que o carro tem 1 ano de uso, que já o levou na concessionária [Lance Fiat, a mesma que levo o meu carro] várias vezes e que a resposta a ele sempre é a mesma: está tudo certo com o Grand Siena, o consumo é normal, segundo a concessionária.

Explico então ao senhor que mesmo o meu carro estando com o consumo, que pode ser considerado, normal estou bem longe de estar satisfeito com o carro e com a marca. E ali, no estacionamento de um shopping no horário do almoço, começo a desabafar ao velho senhor tudo o que passei desde o dia 10/05/2013, o fatídico dia em que resolvi comprar um Grand Siena.

Depois de escutar minhas lamentações o senhor então encerra a conversa dizendo:

 _ É... Fiat é complicado, meu filho comprou há 3 meses atrás um HB20, está super contente e satisfeito com o carro! Conversamos mais um pouco, ele cita o carro de outro filho, esse da Volkswagem, que também está muito satisfeito com sua aquisição. Depois de algum tempo nos despedimos.

Saio dali com mais uma prova da baixa qualidade do Grand Siena, do total descaso da Fiat com o cliente e que devo continuar o que comecei e levar até o fim minha busca para ter meus direitos atendidos.

#FiatNuncaMais